Autor. De acordo com o
próprio livro, João é o autor deste livro (Ap 1.4, 9; 22.8).
Data. João escreveu este livro no ano 95 d.C., durante o
reinado de Titio Flávio Domiciano.
Tema. O tema predominante do livro é a volta de Jesus Cristo. É certo que todas as Escrituras falam do
salvador, mas neste livro, Cristo é exaltado de maneira especial em Sua
grandeza de glória. Afinal “Apocalipse” é o livro da revelação de Jesus, e não
apenas dos acontecimentos futuros.
Propósito. Este livro tem por objetivo proporcionar
conforto aos cristãos que estavam sendo perseguidos naquele tempo. João estava
preso na ilha de Patmus, e de forma diferente dos demais escritos, este livro
foi resultado de uma visão dada por Deus a João (Ap. 1.9-11).
Perseguições: Houve grandes perseguições nos primeiros séculos contra a
igreja: 1) Nero (64 d.C.); 2) Domiciano (95 d.C.); 3) Trajano (112 d.C.); 4)
Marco Aurélio (117 d.C.); 5) Sétimo Severo (fim do segundo século); 6) Décio
(250 d.C.); 7) Diocleciano (303 d.C.).
Curiosidades.
.
Existem “sete bem-aventuranças” no Livro do Apocalise (1.3; 14.13; 16.15;
19.9; 20.6; 22.7;22.14). O livro fala às “sete
igrejas”; “sete selos”. “sete trombetas”; “sete taças”; “sete estrelas”;
“sete candeeiros”; “sete Espíritos”, entre outros. O número
“sete”
é importante neste, pois significa “plenitude e consumação”
.
A palavra igreja não aparece entre os capítulos 3.22 a 22.16, concordando
com a promessa do nosso Senhor Jesus à igreja em Ap. 3.10,11 indicando que a
igreja não passará pela tribulação, e também é confirmado por Paulo (! Ts 1.10;
5.9,10) (Como guardaste a palavra da minha paciência, também
eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para
tentar os que habitam na terra...)
Cristo Revelado na carta. Embora o ministério terreno de Jesus seja condensado entre
sua encarnação e ascensão em 12.5, o Livro do Apocalipse afirma que o Filho de Deus, como
Cordeiro, terminou completamente sua obra de redenção (1.5-6). Através de seu
sangue, os pecadores foram perdoados, purificados (5.6,9; 7.14; 12.11)
liberados (1.5) e fizeram reis e sacerdotes (1.6; 5.10). Todas as manifestações
resultantes de sua vitória aplicada baseiam-se em sua obra terminada na cruz;
portanto, satanás foi derrotado (12.7-12) e preso (20.1-3). Jesus ressuscitou
dos mortos e foi entronado como Soberano absoluto sobre toda a criação (1.5;
2.27). Ele é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores (17.14; 19.16) e deve
receber a mesma adoração que recebe de Deus, o Criador ( 5.12-14).
A ação Espírito Santo na carta. A
descrição do ES como os sete Espíritos de Deus (1.4; 3.1; 4.5; 5.6). o ES é
manifestado em termos de perfeição de sua atividade dinâmica, complexa. As sete
lâmpadas de fogo (4.5) sugerem seu ministério iluminador, purificador e
energizador. O fato de os sete espíritos estarem diante do trono (1.4; 4.5) e
serem simultaneamente os olhos do Cordeiro (5.6) significa a trindade una
essencial de Deus que se revelou como Pai, Filho e ES. Cada uma das mensagens
para as sete igreja é do Senhor exaltado, mas o membros individuais são
incitados a ouvir o que o Espírito diz (caps.2-3). O Espírito diz somente o que
o Senhor Jesus diz. Portanto , o Espírito é o Espírito da profecia. Cada
profecia genuína é inspirada pelo ES e presta testemunho a Jesus (19.10).
Portanto, o Espírito penetra na experiência atual daqueles que ouvem com
antegozo do cumprimento futuro do Reino.
Referências
Bibliográficas:
WIERSBE. Warren W. Comentário Bíblico Expositivo. Apocalipse. São Paulo. Geográfica.
2000.
ALMEIDA. J. Ferreira. Bíblia Anotada. Apocalipse. Mundo Cristão. São Paulo.
1978.
Disponível em: https://www.bibliaemail.com/pt/Apocalipse/sobre?v=pcf.
Em 23/02/2016.
PANORAMA BÍBLICO APOCALIPSE
Reviewed by Kleber Siqueira
on
terça-feira, fevereiro 23, 2016
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