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PANORAMA BÍBLICO - TIAGO


Autor: A autoria desta carta está logo na introdução da mesma, Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo” Tg1.1. Tiago era um nome muito comum naquela época. No Novo Testamento cita quatro pessoas identificadas como “Tiago”.
  • Tiago filho de Zebedeu e irmão de João (Mt 4.17-22), apelidado por Cristo como “filhos do trovão” por serem impulsivos (Mc3.17), o primeiro discípulo a morrer, foi executado por Herodes no ano 44d.C. 
  • Tiago, filho de Alfeu, (Mt 10.3; At 1.13)
  • Tiago, pai de Judas o discípulo (Lc6.16), esse Judas é chamado filho de Tiago.
  • Tiago, irmão de Jesus, sendo o mais provável autor desta carta.


Local: Segundo Calson, esta carta provavelmente foi escrita em Jerusalém, quando Tiago liderou a igreja nesta cidade, pois de acordo com a tradição cristã Tiago foi o primeiro bispo de Jerusalém.

Data: Não há uma data específica par a escrita desta carta, mas há um detalhe relevante para uma data próxima, o “Concílio de Jerusalém” não é citado nesta carta. Segundo alguns eruditos, esta carta fora escrita entre os anos de 45-50 e considerada uma das primeiras cartas do Novo Testamento.

Quem era Tiago: Tiago e os outros irmãos não creram no ministério de Jesus. Em Mateus 13.55,56 e Marcos 6.3 afirmam que Jesus tinha irmãos e irmãs, e um dos seus irmãos chamava-se Tiago. Segundo a tradição católica Romana, o termo “irmãos” tem como tradução “primos”, por não ter uma palavra específica para  a palavra “irmãos” na língua Grega. Porém as associações que se depreendem ter havido entre Jesus e Seus irmãos, em trechos como Mateus 13:55; Marcos 6:3; João 2:12 e 7:2-10, subentendem que havia laços de sangue mais íntimos do que o de meros irmãos de criação. Embora Tiago não cresse em Jesus durante seu ministério público, ele foi testemunha do Cristo ressurreto (1Co 15.7) e se encontrava entre aqueles que esperavam pela descida do Espírito Santo.

Tema: A conduta cristã na vida diária

Propósito: O livro de Tiago se dirige aos cristãos judeus dispersos entre todas as nações (Tg 1.1), para

Curiosidades. Há um destaque para esta carta, sua canonicidade. Devido a sua natureza extremamente prática e por não haver muitas direções doutrinárias. Esta carta é considerada, a carta dos “P”, ou seja, Tiago trata de questões Práticas da vida Cristã: Provações (1.2-12), Palavra (1.19-27), Parcialidade (2.1-13), Pecado (2.18-26) e Paciência (5.1-12).

Cristo Revelado na carta. Começando no primeiro verso e continuando por toda a carta, Tiago reconhece a autoridade de Jesus, referindo-se como ?servo?, ou escravo, do Senhor. O termo é aplicável a todos os cristãos, pois todos os verdadeiros discípulos de Cristo reconhecem sua soberania sobre suas vidas e se comprometem espontaneamente a seus serviço. Cristo é o objeto de nossa fé (2.1), aquele que cujo nome e em cujo poder realizamos nosso ministério (5.14,15), o recompensador de todos aqueles que se mantém firmes em meio a julgamentos (1.12), e aquele que virá, por quem pacientemente esperamos (5.7-9). Tiago identifica Cristo como a ?glória? (2.1), referindo-se ao Shekinah, a gloriosa manifestação da presença de Deus em meio a seu povo. Não somente glorioso por si mesmo, ele é a glória divina, a presença de Deus na terra (Lc 2.30-32; Jo 1.14; Hb 1.3).

De considerável interesse é o paralelo próximo entre o conteúdo dessa carta e a doutrina de Jesus, especialmente o Sermão da Montanha. Embora Tiago não cite exatamente nenhuma declaração de Jesus, há mais reminiscências verbais da doutrina do Senhor nesta carta do que em todo o resto das epístolas combinadas no NT. Essas alusões indicam uma associação próxima entre Tiago e Jesus e evidenciam a forte influência do Senhor na vida do autor.

A ação Espírito Santo na carta. A carta menciona especificamente o ES somente em 4.5, onde se declara que o Espírito que habita em nós deseja a nossa lealdade completa, não suportando rivalidade. A Atividade do ES pode ser vista no ministério aos doentes descritos em 5.14-16. À luz de outra terminologia bíblica que liga unção com o Espírito (Is 61.1; Lc 4.18; 1Jo 2.20-27), o ungir com o óleo é melhor compreendido como símbolo do ES. Além do mais, no grego, o artigo definido usado com a palavra ?fé? em 5.15 particulariza essa fé, sugerindo que Tiago está se referindo à manifestação do dom da fé (1Co 12.9).

Esboço:
  • Saudação aos crentes judeus da dispersão (1:1)
  • Alegria nas tribulações (1:2-4),
  • Oração pedindo sabedoria (1:5-8)
  • Desinteresse pelas riquezas materiais (1:9-11)
  • Distinção entre provas e tentações (1:12-I8)
  • A obediência à palavra (1:19-27)
  • Amar sem ser parcial para com os ricos (2:1-13)
  • As obras como prova de fé (2:14-26)
  • A sabedoria (3:1 - 4:10)
  • Sabedoria no controle da língua (3:1-12)
  • Sabedoria na mansidão e na ausência da atitude mundana (3:13 - 4:10)  
  • Evitando a calúnia (4:11,12)
  • A confiança sem base (4:13-17)
  • A paciência (5:1-II)
  • A honestidade (5:12)
  • A atitude df coletividade, incluindo a oração pelos doentes e a mútua confissão de pecados (5:13-18)
  • Recuperação de crentes que errarem (5:19,20) 



Referências Bibliográficas:
  • CARSON, D.A. Introdução ao Novo Testamento. Hebreus. São Paulo. Vida Nova. 1997. 
  • WIERSBE. Warren W. Comentário Bíblico Expositivo. Hebreus. São Paulo. Geográfica. 2000. 
  •  Biblioteca Digital da Bíblia. Sociedade Bíblica do Brasil. São Paulo. 
  • ALMEIDA. J. Ferreira. Bíblia Anotada. Hebreus. Mundo Cristão. São Paulo. 1978.  
  •  Disponível em: https://www.bibliaemail.com/pt/Hebreus/sobre?v=pcf. Em 20/01/2016. 
  • GUNDRY. Robert H. Panorama do Novo Testamento. Tiago. Vida Nova. São Paulo. 2ª Ed. 1998. 
  • *Enciclopédia Ilumina Gold 
PANORAMA BÍBLICO - TIAGO PANORAMA BÍBLICO - TIAGO Reviewed by Kleber Siqueira on quinta-feira, janeiro 28, 2016 Rating: 5

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Postado por: Kleber R. Siqueira.

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