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PANORAMA AOS HEBREUS




Autor: Esta é uma obra literária que proporciona grandes debates entre os estudiosos, quanto a sua autoria. Para Clemente e Eusébio preservam a tradição com restrições, de que Pulo é o autor desta obra. Clemente supõe que Paulo escreveu aos Hebreus em hebraico, também diz que a ausência de sua autoria na introdução da carta, é pelo motivo de estava escrevendo para judeus com forte preconceito contra o apóstolo. Para Orígenes, o conteúdo desta carta tem teor semelhante aos das cartas paulinas, e que algum dos que andavam com Paulo tomava notas daquilo que o apóstolo dizia e reescrevia para Paulo, sugerindo Lucas, Barnabé, Apolo, Silas, Áquila, Priscila e Clemente de Roma, que fizera tais observações.

A última grande tentativa de defesa da autoria paulina à carta aos Hebreus aconteceu há mais de meio século, sendo que nos dias atuais ninguém repetiria mais tentativas nesta questão. D.A.Carson, em sua conclusão quanto à autoria desta carta, diz que é melhor reconhecer a ausência de autoria.

Local: De igual forma, se não tem uma defesa do autor desta carta, assim também a sua localidade também é desconhecida, sendo que a única indicação encontra-se em Hb 13.24, “os da Itália vos saúdam”, mas pela ausência  do entendimento na intenção do autor ao dizer esta frase, fica em aberto qualquer que seja a sua localização.

Data: Segundo Almeida, a melhor referência para uma provável data, é anterior ao ano 70 d.C., por não cittar nenhuma referência à destruição do templo de Jerusalém como prova definitiva de que Deus abolira o sistema sacrificial do A.T. e a citação da libertação de Timóteo (13.23), caso tenha alguma ligação com seu ministério a Paulo em Roma, sendo assim uma data provável está entre os anos 64 a 68.  

Tema: há um consenso entre os estudiosos que o tema do livro é a superioridade de Cristo e do cristianismo. O termo “superior” é usado 13 vezes nesta carta. À medida que o autor mostra a superioridade de Cristo e de sai salvação em relação ao sistema religioso hebraico. Outro termo que é repetido no livro é “perfeito”, usado 14 vezes no original grego. O adjetivo “eterno” também é utilizado com frequência. Sendo a combinação destes 3 termos, superior, perfeito e eterno, percebe-se que Cristo e a vida cristã são superiores, ao sistema religioso sob a lei mosaica.

Propósito: Alguns pontos norteiam o propósito desta carta. Wiersbe destaca que a Hebreus é uma carta de exortação, de exame e de expectativa. A palavra exortação no grego significa “encorajamento”, em Rm 15.4, a mesma palavra é traduzida por “consolação”, possibilitando o entendimento que esta carta foi escrita para encorajar e consolar àqueles que estavam passando por dificuldades. Ela é uma carta de exame, pois nos ajuda a descobrir qual o verdadeiro objeto da fé. Hebreus é um livro de expectativa, pois trata-se de uma Palavra voltada para o futuro (2.5) “um mundo que há de vir”, um tempo em que os cristãos reinarão com Jesus Cristo. E em especial é um livro de “exaltação”, Cristo é superior a tudo e a todos, a carta exalta a Pessoa e a obra do nosso Senhor Jesus Cristo.

Qual a origem da palavra Hebreus. A designação se aplica a Abraão e aos seus descendentes (Êx 3.18). É o mesmo que ISRAELITA. A primeira pessoa a ser chamada de “hebreu” foi Abraão (Gn 14.13). Há três explicações para a origem dessa palavra: 1) Deriva-se de HABIRU. 2) Vem de HÉBER. 3) Vem da raiz hebraica que quer dizer “atravessar”, isto é, o morador do leste do Eufrates referindo-se ao morador de Canaã, que havia “atravessado para o outro lado” daquele rio.

Os hebreus são conhecidos como israelitas ou judeus. Antepassados do povo judeu, os hebreus têm uma historia marcada por migrações e pelo monoteísmo. Muitas informações sobre a história dos hebreus baseiam-se na interpretação de textos do Antigo Testamento, a primeira parte da Bíblia

Cristo Revelado na carta. Falar de Cristo em Hb é descrever o livro inteiro. Ao tentar manter seus leitores distantes da apostasia, o escritor enfatiza a superioridade de Cristo perante tudo que o aconteceu antes no período do AT. Como nenhum outro livro da Bíblia, Hb salienta a importância e o ministério do Cristo pré-encarnado.

A ação Espírito Santo na carta. O ministério do ES é visto de diversas maneiras, aplicando-se tanto ao período do AT quanto do NT: Os dons do ES para o ministério (2.4); testemunho à inspiração do AT (3.7; 10.15); descrição da experiência dos crentes (6.4); interpretação da verdade espiritual (9.8); assistência no ministério de Jesus (9.14); insultado pela apostasia (10.29)

Esboço de Hebreus
1. A superioridade da pessoa de Jesus 1.1-4.13.
- Jesus: Melhor do que os profetas 1.1-3
- Jesus: Melhor do que os anjos 1.4-2.18
- Jesus: Melhor do que Moisés 3.1-19
- Jesus: Melhor do que Josué 4.1-13

2. A Superioridade do Ministério de Jesus 4.4-10.8
- Jesus: Melhor do que Arão 4.14-5.10
- O Sacerdócio de Melquisedeque, portanto Jesus, melhor do que o de Arão 7.1-8.5
- Jesus é mediador de uma melhor aliança 8.6-10.18

3. A superioridade da caminhada da fé 10.19-13.35
- Um chamado à segurança total da fé 10.19-11.40
- A persistência da fé 12.1-29
- Admoestações sobre o amor 13.1-17

4.Conclusão 13.18-25


Referências Bibliográficas:
- CARSON, D.A. Introdução ao Novo Testamento. Hebreus. São Paulo. Vida Nova. 1997.
- WIERSBE. Warren W. Comentário Bíblico Expositivo. Hebreus. São Paulo. Geográfica. 2000.
- Biblioteca Digital da Bíblia. Sociedade Bíblica do Brasil. São Paulo.
- ALMEIDA. J. Ferreira. Bíblia Anotada. Hebreus. Mundo Cristão. São Paulo. 1978.
- Disponível em: https://www.bibliaemail.com/pt/Hebreus/sobre?v=pcf. Em 20/01/2016.
- *Enciclopédia Ilumina Gold 
PANORAMA AOS HEBREUS PANORAMA AOS HEBREUS Reviewed by Kleber Siqueira on quarta-feira, janeiro 20, 2016 Rating: 5

Um comentário:

Postado por: Kleber R. Siqueira.

Postado por: Kleber R. Siqueira