Autor: Entre os
teólogos é considerada a mais autêntica das cartas escritas por Paulo.
Data: Existem duas hipóteses
para datar a escrita desta carta: Se escrita em Colossos, a provável data será
o início da década de 60, se escrita em Éfeso, no final da década de 50.
Curiosidades: Mas alguns detalhes
merecem atenção. Existem alguns vínculos
entre Tito e Colossenses, vejamos: Em ambas as cartas, Paulo se encontra preso.
As pessoas que enviam saudações, em sua maioria, são as mesmas, e Onésimo é uma
delas.
Propósito: Com base no amor
fraternal, Paulo apela em favor de Onésimo, seu filho na fé. Paulo envia o
escravo fugitivo de volta ao seu Senhor, mas agora em uma condição diferente,
estava de volta com uma recomendação dada por Paulo à Filemom, agora é um irmão
caríssimo (12-16). Esta carta não trata de nenhum tema doutrinário, agora é uma
questão de ordem prática, uma questão importante na esfera dos relacionamentos
pessoais. Nesta carta podemos ver uma face do caráter de Paulo, pois muitos o veem
como intransigente, intolerante, bruto e muito rigoroso. Nesta carta se mostra
uma pessoa cheia de compaixão, que intercede por um escravo fugitivo.
Consequência deste
pensamento e atitude para a sociedade daquela época: com esta atitude,
Paulo lança luz sobre um problema que perduraram centenas de anos da nossa
existência e que mesmo assim ainda se faz presente em nossos de ainda em nossa
nação. Paulo com esta atitude, dá um ponta pé inicial para abolição da
escravidão, mas vale ressaltar que Paulo não pede a Filemom para libertar o
escravo fujão, Paulo pede para que Onésimo seja considerado de forma superior a
um escravo, agora como um irmão.
A escravidão era uma realidade econômica e
social aceita no mundo romano. Um escravo era propriedade de seu mestre, e não
tinha direitos. De acordo com a lei romana, os escravos fugitivos poderiam ser
severamente punidos e mesmo condenados à morte. Às revoltas dos escravos no
séc. I resultaram em proprietários temerosos e suspeitos. Mesmo a igreja
Primitiva não tendo atacado diretamente a instituição da escravidão, ela
reorganizou o relacionamento entre o mestre e o escravo. Ambos eram iguais
perante Deus (Gl 3.28), e ambos eram responsáveis por seu comportamento (Ef
6.5-9).
Quem era Filemom:
Filemom, um cristão rico e dono de escravos, aparentemente
tinha se convertido sob o ministério de Paulo (v.10), que morava em Colossos, e
que a igreja colosense se reunião em sua casa (v.2). Onésimo, um de seus
escravos tinha fugido para Roma, aparentemente depois de danificar ou roubar a
propriedade do mestre (vs. 11,18). Em Roma, Onésimo entrou em contato com o
preso Paulo, que o levou a Cristo (10).
Conteúdo:
A
epístola é uma expressão autêntica dos verdadeiros relacionamentos cristãos.
Depois de agradecer pessoalmente a Filemom e seus companheiros crentes, Paulo
expressa ação de graças por seu amor e fé em relação a Cristo e a seus
companheiros crentes.O amor
fraternal normalmente exige graça e misericórdia práticas, e Paulo logo chega a
esse tópico. Ele explica a conversão de Onésimo e o novo valor do escravo no
ministério e família de Jesus Cristo (12-16). Essa transformação, junto com a
profunda amizade de Paulo com os dois homens, é a base de um novo começo.
Não se trata de um apelo superficial de Paulo, pois ele preenche um cheque em
branco em nome de Onésimo para quaisquer dívidas a pagar (vs 17-19). Ele faz a
petição já sabendo que o amor e caráter de Filemom prevalecerão. Como ele
conclui, as pessoas podem ver a unidade do Espírito entre todos os santos
envolvidos.
Cristo Revelado:
Essa epístola aplica poderosamente a mensagem do evangelho.
Antes um escravo alienado, Onésimo agora também é um querido Irmão em Cristo
(v.16). Filemom é desafiado a mostrar o mesmo perdão incondicional que ele
recebeu através da graça e amor de Jesus. A oferta de Paulo em pagar uma dúvida
que não era sua em nome de um escravo arrependido é um quadro claro da obra do
Calvário. A intercessão de Paulo é, além disso, análoga à intercessão contínua
de Cristo junto ao Pai em nosso nome.
O Espírito Santo em Ação:
Mesmo não mencionando especificamente o ES, foi ativo no ministério de
Paulo e na vida da igreja. È o ES que batiza todos os crentes, seja escravo ou
livre, no corpo de Cristo (1Co 12.13); e Paulo aplica essa verdade à vida de
Filemom e de Onésimo. O amor, fruto do Espírito, é evidente por toda a carta.
- ALMEIDA. J.
Ferreira. Bíblia Anotada. Filemon. Mundo Cristão. São Paulo. 1978.
- WIERSBE. W. Warren. Comentário
Bíblico Expositivo. Filemon. Geográfica. São Paulo. 2009.
- CARSON, D.A. Introdução ao
Novo Testamento. Filemon. São Paulo. Vida Nova. 1997.
- Biblioteca Digital da
Bíblia. Sociedade Bíblica do Brasil. São Paulo.
- Disponível em: https://www.bibliaemail.com/pt/Filemom/sobre?v=pcf
PANORAMA A FILEMOM
Reviewed by Kleber Siqueira
on
quinta-feira, janeiro 14, 2016
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