As promessas de Deus não falham!!! Será que é verdade esta afirmação? Após lermos o livro de Josué, pudemos ver como esta afirmação se faz verdadeira, e após a leitura deste livro, escrevo este texto para te motivar a experimentar e perceber que as promessas na sua vida também se cumprirão, acompanhe comigo algumas informações preciosas sobre o livro de Josué.
Texto base: Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos, Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza. E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado. E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia. E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão, e eis um forno de fumaça, e uma tocha de fogo, que passou por aquelas metades. Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: « tua descendência dei esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates. Gn 15.13-18.
Gostaria de chamar a sua atenção para um detalhe importante no texto acima, no verso 18 a Palavra diz: tua descendência "dei" esta terra. É interessante perceber que o verbo está no passado, "dei", mas esta promessa iria se cumprir no livro de Josué, então como entender esta promessa? Será que o escritor errou, será que Deus errou? É importante sabermos que Deus vive fora dos nossos padrões de tempo, para Deus não existe passado, presente e futuro, para Deus o tempo é irrelevante, Ele é atemporal (Que não pode ser controlado pelo tempo; que não se adéqua a qualquer
tempo; que não faz parte de um tempo determinado; intemporal), ou seja, quando o Senhor faz a promessa a Abraão, quer dizer que ela já está cumprida, e isto veremos no livro de Josué.
Outro detalhe no texto, está nos verso 13, Deus diz que o povo seria: peregrino em terra alheia, seria escrava e seria afligida por quatrocentos anos, e por mais que não gostemos ou queiramos, esta Palavra também se cumpre, o povo de Deus passou por tudo isto. Quantos de nós nem imaginamos que por trás desta luta está a promessa do Senhor? Quantas vezes dizemos que esta perseguição que estamos sofrendo é coisa do inimigo, mas se realmente soubéssemos...
Então chegamos ao livro de Josué, e antes de qualquer coisa, O Senhor fala a Josué uma Palavra para acalma-lo, conforta-lo e motiva-lo, veja comigo: "Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Js 1.9". Será que Josué era um homem fraco, covarde e medroso? Claro que não, Deus diz a Josué que aquela era a hora da conquista da promessa dada aos seus pais, a promessa que já estava conquistada, mas aquela hora, o Senhor que conhece o nosso coração sabia que era necessário para Josué estar preparado, para a grande conquista. Logo após estas Palavras, lemos que Deus deu a vitória ao povo, e as terras foram conquistadas e divididas.
Após as conquistas das terras, e o povo acomodado cada qual em seu território, veremos no texto abaixo que a promessa estava cumprida, mas ressalto neste texto uma frase extremamente linda, que está em negrito: Desta maneira deu o Senhor a Israel toda a terra que jurara dar a seus pais; e a possuíram e habitaram nela. E o Senhor lhes deu repouso de todos os lados, conforme a tudo quanto jurara a seus pais; e nenhum de todos os seus inimigos pôde resisti-los; todos os seus inimigos o Senhor entregou-lhes nas mãos. Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o Senhor falou à casa de Israel; tudo se cumpriu. Js 21.43-45. De todas as Palavras ditas a Abraão, todas se cumpriram, Palavra alguma falhou.
Deus é fiel para cumprir Suas promessas, aquilo que Ele falou, vai se cumprir, é necessário ter fé, acreditar nas verdades escritas na Bíblia. As promessas do Senhor irão se cumprir na sua vida cabalmente, por isto as Palavras ditas a Josué valem para nós também: "Seja forte, corajoso, não temas, pois o Senhor é contigo". As experiências do povo no passado, estas narrativas contadas, servem para nós hoje como estímulos, exemplos a serem seguidos e cridos.
Quero concluir com o texto em Js 23.6 "Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e para fazerdes tudo quanto está escrito no livro da lei de Moisés; para que dele não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda". Esta Palavra de Deus era necessária para que o povo não esquecesse de tudo o que Deus fizera pelo povo e principalmente, o que era necessário para que permanecessem na presença de Deus, perceba no texto acima os verbos, "esforçai-vos" para "guardardes" e para "fazerdes" tudo quanto está escrito na lei de Moisés.
Amados irmãos, é necessário muito esforço para guardar e praticar tudo aquilo que está na Palavra de Deus, mas quero te convidar para ler as Escrituras todos os dias, pois como vamos guardar e praticar aquilo que não conhecemos, por isso é preciso se esforçar muito para que possamos ter o bom hábito de leitura, e este grupo tem este propósito, de nos ajudar a ler a Palavra todos os dias, e assim desfrutarmos das promessas do Senhor em nossas vidas.
Sabemos que esta promessa de conquista da terra que mana leite e mel durou mais de 400 anos para que se cumprisse, mas quero te informar para que você conquiste o cumprimento da maior promessa que está nas Escrituras, não irá demorar tanto tempo assim, pelo contrário, ela é imediata, basta você crer em Jesus Cristo como único Senhor e Salvador da sua vida, conforme está na Palavra (Jo 3.16), que você já estará desfrutando das benécies desta promessa. Que o Senhor te abençoe.
AS PROMESSAS DE DEUS NÃO FALHAM!
Reviewed by Kleber Siqueira
on
segunda-feira, abril 04, 2016
Rating:
Nenhum comentário: